Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Usuário
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

PPAD - Unama

Font Size

SCREEN

Cpanel

Projetos de Pesquisa - Prof. Dr. Sérgio Castro Gomes

2013 - Atual
Modelo Estratégico de Organização Logística e de Otimização da Rede de Transporte em áreas de influência do Setor Mineral no Estado do Pará
 
Descrição: A pesquisa pretendida parte da premissa de que a organização logística e a otimização da rede de transportes é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento e o escoamento da produção de uma região, assim como, serve de instrumento de políticas públicas no que tange à implementação de modelos e/ou práticas de desenvolvimento regional. Assim, tem-se como objetivo o desenvolvimento de um modelo estratégico de organização logística e de otimização da rede de transporte em áreas de influência do setor mineral, frente a cenários de desenvolvimento socioeconômico, como elemento de suporte à decisão de políticas territoriais e de apoio às atividades econômicas e sociais, em especial no Estado do Pará. O estudo de caso, a mesorregião do sudeste do Pará, caracteriza-se como uma área carente de dados georreferenciados, capazes de dar condições de análise socioeconômicas específicas, bem como estabelecer uma qualificação desde dados quanto ao sistema logístico e a rede de transportes nas áreas de influência do setor mineral e das relações estabelecidas entre essas áreas e a sua circunvizinhança.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Coordenador / Maisa Sales Gama Tobias - Integrante / Andreia do Socorro Conduru de Souza Cardoso - Integrante.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
 
2012 - 2014
MATRIZ INSUMO-PRODUTO REGIONAL
 
Descrição: Elaboração de metodologia e construção de matrizes insumo-produto (MIP) de abrangência regional para cada unidade da federação (UF) participante do projeto. As MIPs regionais serão compatíveis com MIP nacional elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A existência de MIPs regionais, elaboradas com base em uma mesma metodologia e compatíveis com a MIP nacional, permitirá a cada UF identificar, de maneira pormenorizada, os encadeamentos de uma determinada atividade produtiva sobre os demais setores da economia. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
 
2012 - Atual
Tabela de Recursos e Usos da economia paraense - 2009
 
Descrição: A Tabela de Recursos e Usos (TRU) resume a demanda e oferta de bens e serviços, desagregados por categoria de produtos, além da conta de produção, e de renda e emprego originado pelas diversas atividades econômicas. Ela é construída de acordo com uma estrutura conceitual de equilíbrio entre recursos e usos, o que torna necessário o balanceamento das informações das diversas fontes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Coordenador / Antonio Cordeiro de Santana - Integrante.
Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará - Bolsa.
 
2012 - Atual
Modelo Estratégico de Organização e Otimização de Rede de Transporte em Áreas de Infuência do Setor Mineral do Estado do Pará
 
Descrição: O projeto propõe a análise estratégica do potencial existente no Estado do Pará, em áreas de influência do setor mineral, de integração da rede de transporte hidroviária e rodoviária e de organização logística, em função da espacialização da produção econômica advinda de projetos econômicos e dos sítios urbanos, dentro de condições ambientais, que compõem cenários para fins de tomada de decisão de políticas setoriais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Integrante / Magno Roberto Alves Macedo - Integrante / Maisa Sales Gama Tobias - Coordenador / Adalberto da Cruz Lima - Integrante / Pablo Queiroz Bahia - Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
 
2011 - 2011
DINÂMICA DA PECUÁRIA BOVINA E BUBALINA NO ESTADO DO PARÁ, DURANTE OS ANOS DE 1990 A 2010
 
Descrição: Diante da importância da pecuária bovina e bubalina para o agronegócio paraense e da necessidade de sistematização desses dados, a presente pesquisa teve como objetivo central analisar a dinâmica do efetivo bovino e bubalino considerando a evolução dos rebanhos, a distribuição espacial, a produção de carnes, leites e outros subprodutos e as exportações efetivadas nos últimos oito anos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) . Financiador(es): Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Pará - Bolsa.
 
2010 - 2012
GESTÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS PARAENSES QUE FORMAM O ARCO DO DESMATAMENTO , O ARCO DO POVOAMENTO ADENSADO E O ARCO DA MINERAÇÃO : A INTERAÇÃO ENTRE ESTADO E EMPRESARIADO NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
 
Descrição: A pesquisa objetiva analisar o grau de eficácia da gestão ambiental no âmbito municipal, considerando as características estruturais dos municípios, os instrumentos da política ambiental, as ações públicas e privadas em defesa do meio ambiente e o comportamento de grupos empresariais específicos que desenvolvem atividades econômicas com forte impacto ambiental. Especificamente, o estudo procurará analisar o grau de congruência entre as diretivas da Política Nacional de Meio Ambiente e as ações em defesa do meio ambiente, implementadas pelo Poder Público e por grupos empresariais específicos que atuam em municípios paraenses que formam o Arco do Desmatamento , Arco do Povoamento Adensado e Arco da Mineração ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Integrante / Maria Amélia Rodrigues da Silva - Integrante / Eugênia Rosa Cabral - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Bolsa.
 
2010 - 2011
CAPITAL SOCIAL E EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS NA AMAZÔNIA: EVIDÊNCIAS NO SETOR MADEIREIRO DO ESTADO DO PARÁ
 
Descrição: Objetivo: O objetivo geral da pesquisa é analisar as relações, de confiança e cooperação existentes entre os agentes econômicos estabelecidos no interior do Arranjo Produtivo Local da indústria de madeira do Estado do Pará, visando configurar o sistema de governança vigente no arranjo produtivo. Metodologia: Utiliza-se o conceito de capital social, nas dimensões estrutural e cognitiva, de forma a avaliar os efeitos das relações entre os agentes econômicos, tais como redes, associações, instituições, regras, procedimentos e confiança sobre o comportamento das empresas participantes do APL de madeira, no estado do Pará. A teoria dos custos de transação é empregada para analisar as relações entre as empresas, fornecedores e clientes e o sistema de governança do APL. Modelos econométricos são utilizados para estimar a função de produção, com e sem restrições sobre os itens determinantes do capital social. Base de dados: A fonte de dados primária é composta de pequenas, médias e grandes empresas do setor madeireiro do estado do Pará: extratores, serrarias, produtores de laminados e compensados, fabricantes de móveis e artefatos de madeira. A fonte secundária inclui: sistema Aliceweb do Minc, SEBRAE, SEMA, AIMEX, Abimóvel, sistema Munic, IBGE, SEPOF, SEFA .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Coordenador / Antonio Cordeiro de Santana - Integrante / Fernando Antonio Teixeira Mendes - Integrante / Eugênia Rosa Cabral - Integrante.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
 
2010 - 2011
Redescobrindo o Assistido da Defensoria Pública do Estado do Pará
 
Descrição: A pesquisa que se expõe tem um duplo objetivo. Por um lado, entender a complexidade das demandas dos cidadãos assistidos pela Defensoria, a qualidade de atendimento que recebem por parte dos Defensores Públicos, o perfil social, econômico e de exclusão e de carência de acesso aos direitos básicos garantidos pela Constituição da República, nos municípios de Belém e de Ananindeua. Por outro lado, identificar o perfil institucional da Defensoria Pública frente à produtividade de seus membros e servidores e estrutura organizacional presente no município de Belém..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Defensoria Pública do Estado do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
 
2010 - Atual
Acessibilidade em Regiões de Expansão em Áreas de Fronteiras no contexto multivariado das políticas públicas, da organização produtiva e da formação de espaços antrópicos : um estudo de caso no baixo Amazonas - Pará
 
Descrição: A pesquisa pretendida parte da premissa de que a acessibilidade é um dos fatores determinantes da ocupação e organização espacial do território, assim como, instrumento de políticas públicas num contexto de modelo de desenvolvimento regional empregado. Assim, tem-se como objetivo a análise estratégica da acessibilidade em transporte como elemento de suporte à organização das atividades econômicas, à formação de espaços antrópicos e à tomada de decisão em políticas públicas regionais, em especial, em regiões em expansão em áreas de fronteiras. O estudo de caso, a mesoregião do baixo Amazonas no Pará, se situa na Amazônia onde a rede aquaviária assumiu papel importante no processo de ocupação e colonização região, atuando no processo de integração regional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Integrante / Maisa Sales Gama Tobias - Coordenador / Nírvia Ravena de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Bolsa.Número de orientações: 1
 
2008 - Atual
Cadeias produtivas, mercados e desenvolvimento local na Amazônia
 
Descrição: O objetivo do projeto é o de estudar as cadeias produtivas, os mercados de produtos e de fatores e os arranjos produtivos locais numa perspectiva de propor metodologias e formular políticas de desenvolvimento local sustentável na Amazônia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sérgio Castro Gomes - Integrante / Antonio Cordeiro de Santana - Coordenador / Fernando Antonio Teixeira Mendes - Integrante / Mario Miguel Amim - Integrante.
Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Bolsa.