Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Usuário
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

PPAD - Unama

Font Size

SCREEN

Cpanel

Projetos de Pesquisa - Prof. Dr. Mário Vasconcellos Sobrinho

2012 - Atual
Parceria e Desenvolvimento Municipal na Amazônia Paraense.
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar as possibilidades e os limites da parceria para desenvolvimento municipal na Amazônia, em particular em áreas de histórico conflito entre Estado e sociedade civil no estado do Pará. A pesquisa examina quais fatores tem contribuído para aproximação do governo (municipal e estadual) para a formação de parceria com as Organizações Locais (associações, cooperativas, sindicatos) e o setor produtivo. A questão central que norteia a pesquisa é: em que medida a parceria tem se apresentado como estratégia efetiva para o desenvolvimento municipal? O arcabouço teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas da parceria e desenvolvimento local, territorial e municipal. Entretanto, serão considerados também os conceitos de capital social, organizações locais e poder por suas inter-relações com a discussão principal. A pesquisa aplicará o arcabouço teórico para entender as relações entre os agentes do estado , as organizações locais e as empresas locais que tem emergido para o planejamento e implementação dos Programas de Desenvolvimento Municipais. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Coordenador / Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante / Sérgio Cardoso de Moraes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 
2011 - 2013
A importância das mulheres na extração de caranguejo em São Caetano de Odivelas-PA
 
Descrição: A pesquisa busca investigar a participação feminina no processo de extração de caranguejo no município de São Caetano de Odivelas-PA. Possuindo quase a metade da área total de manguezais brasileiros, os estados do Pará e Maranhão estruturalmente os mais complexos do país. Somente no estado do Pará, os manguezais ocupam uma área de 4.500 km quadrados, correspondendo a cerca de 1/5 dos manguezais brasileiros. No uso social dos manguezais, verificam-se importantes mudanças que se acentuaram nas três últimas décadas do século XX, sobretudo em razão de implantação de transportes rodoviários que proporcionaram a intensificação da extração do caranguejo, modificando a base econômica dos grupos sociais que capturam. Segundo Maneschy (2003), as restrições na oferta de trabalho e empregos nas cidades têm fornecido um contingente suplementar nas atividades de extrativismo do caranguejo. São homens e mulheres que desenvolvem formas de ajustamento ao ecossistema para extrair os meios de vida dos manguezais, que no estado do Pará constituem-se em grandes áreas. Além de identificar o papel da mulher nesse processo, também se busca identificar as potencialidades e fragilidades socioambientais, econômicas e político-institucionais que influenciam no contorno do desenvolvimento municipal, como subsídios para políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante / Sérgio Cardoso de Moraes - Coordenador / Wilma de Nazaré Baia Coelho - Integrante / Neila de Jesus Ribeiro Almeida - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 
2011 - 2013
Redes de Cooperação e Parceria para o Desenvolvimento Local
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar os avanços e os entraves da parceria para o desenvolvimento local em áreas definidas para implantação de programas de desenvolvimento no estado do Pará. A pesquisa examina a construção das redes de cooperação e das parcerias entre o Governo (em nível federal, estadual e municipal), as Organizações Locais (ONGs, associações, cooperativas, sindicatos e outros) e as empresas na consecução dos programas de desenvolvimento. A questão central que norteia a pesquisa é: Como têm sido construídas as redes de cooperação e as parcerias para o desenvolvimento local em áreas de programas de desenvolvimento que visam a inclusão das comunidades locais? O arcabouço teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas de redes, redes de cooperação e parceria. Entretanto, serão considerados também os conceitos de capital social, organizações locais, poder e desenvolvimento local por suas inter-relações com a discussão principal. A pesquisa aplicará o arcabouço teórico para entender as relações entre os agentes do estado , as organizações locais e os segmentos privados que tem emergido para o planejamento e implementação de programas de desenvolvimento no estado do Pará. O estudo também se direciona para entender como um arranjo interorganizacional com princípio de parceria responde as demandas das comunidades locais. O desenvolvimento local requer uma ação coordenada entre muitos atores e agentes sob múltiplas fragilidades, tais como alta demanda, limitação de recursos e diferente níveis de capacidade organizacional. Entende-se que a parceria entre o público, a sociedade civil e o setor privado pode ser importante aliado do desenvolvimento local, entretanto parte-se da hipótese que a capacidade de um arranjo interorganizacional e a efetividade de uma rede de cooperação dependem da estabilidade da estrutura social, política e econômica que sustente a tomada de decisão das organizações cooperantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Milton Cordeiro Farias Filho - Integrante / Emilio Arruda - Integrante / Cláudia Magalhães Drouvot - Integrante / Hubert Drouvot - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
 
2009 - Atual
LAGEL - Laboratório de Pesquisa em Gestão Local e Meio Ambiente
 
Descrição: O projeto tem como objetivos: (a) criar um banco de dados primários e secundários e uma base cartográfica sobre o território da Região de Integração do Tocantins; (b) subsidiar a elaboração de monografias de especialização e dissertações de mestrado sobre os diversos municípios que compõem o território da Região de Integração do Tocantins; (c) A luz dos trabalhos acadêmicos realizados, elaborar projetos de ação/intervenção para os municípios que compõem o território da Região de Integração do Tocantins no que concerne a gestão ambiental e ao desenvolvimento local, fazendo, assim, um link entre a pesquisa acadêmica e sua aplicabilidade no âmbito das ciências sócio-ambientais. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Coordenador / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante / Sérgio Cardoso de Moraes - Integrante / Thomas Adalbert Mitschein - Integrante / Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
 
2008 - 2011
Gestão de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Local: um estudo de caso do programa Proambiente
 
Descrição: A pesquisa objetiva entender como um programa de desenvolvimento implementado pelo Estado (em nível federal) chega até o nível local e age, interage e impacta as comunidades rurais. O estudo analisará o espaço de interação entre as prioridades locais estabelecidas pelos atores sociais locais e os objetivos de um programa implementado pelo Estado (Ministério do Meio Ambiente). A pesquisa será desenvolvida através do método de estudo de caso e o programa Proambiente foi escolhido para exame. O Proambiente objetiva implementar uma nova lógica de produção na Amazônia, definida como conservação produtiva . Trata-se de uma lógica que estabelece um link entre crescimento da produção rural e a conservação do meio ambiente. Através de uma metodologia que envolverá análise documental, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, focus group e exercícios de diagnósticos participativos, a pesquisa será desenvolvida nos níveis federal, estadual e comunitário. Em nível local a pesquisa será realizada em oito comunidades distribuídas entre os municípios de Concórdia do Pará, Irituia, Mãe do Rio e São Domingos do Capim e Soure..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Rosa Martins Tavares - Integrante.
Financiador(es): Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia - Auxílio financeiro.
 
2008 - 2009
Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do Pará
 
Descrição: Realizar um diagnóstico sócio-econômico e ambiental do estado do Pará com vistas a elaboração dos mapas de potencialidade e vulnerabilidade econômica, político-institucional, social e ambiental para subsidiar o zoneamento ecológico-econômico do estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Coordenador / Luiz Otávio do Canto Lopes - Integrante / Giovane Mota - Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos - Governo do Pará - Bolsa.
 
2008 - Atual
Gestão Participativa, Parceria e Desenvolvimento Local
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar as possibilidades e os limites da gestão participativa e da parceria para o desenvolvimento local em áreas de histórico conflito por poder político. A pesquisa examina quais fatores contribuem para a gestão participativa e para a formação de parceria entre Governo e Organizações Locais (associações, cooperativas, sindicatos). A questão central que norteia a pesquisa é: em que medida a gestão participativa e a parceria são estratégias efetivas para o desenvolvimento local em áreas de histórico conflito entre o Governo e as Organizações Locais? O arcabouço teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas da participação, parceria e desenvolvimento local. Entretanto, serão considerados também os conceitos de capital social, organizações locais, poder e desenvolvimento local por suas inter-relações com a discussão principal. A pesquisa aplicará o arcabouço teórico para entender as relações entre os agentes do estado e as organizações locais que tem emergido para o planejamento e implementação dos Programas Municipais de Desenvolvimento. O estudo tem como objetos de análise os Conselhos Municipais de Desenvolvimento. Este representa o espaço político onde a participação dos diversos atores sociais é o elemento-chave para a governança local e onde, também, se estabelecem relações formais de parcerias entre atores e agentes públicos e privados. O estudo também se direciona para entender como um arranjo interorganizacional com princípio de participação social responde as demandas dos diversos segmentos sociais locais. O desenvolvimento local requer uma ação coordenada entre muitos atores e agentes sob múltiplas fragilidades, tais como alta demanda, limitação de recursos e diferente níveis de capacidade organizacional. Entende-se que a participação social e parceria entre o público e o privado podem ser importantes aliados do desenvolvimento territorial, entretanto parte-se da hipótese que a capacidade de um arranjo interorgani.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Coordenador / Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante.
Financiador(es): Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia - Auxílio financeiro.
 
2002 - 2002
Zoneamento Ecológico-Econômicos de 4 municípios do Estado do Pará
 
Descrição: Objetiva traçar instrumentos indicativos para o zoneamento econômico-ecològico de 4 municípios do Estado do Pará:.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante / Eugenia Rosa Cabral - Integrante / Helder Boska Sarmento - Coordenador / Fernando Mendes - Integrante / Rose Martins Tavares - Integrante / Davi Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
 
2000 - 2002
Alternativas de Desenvolvimento e o Modelo de Sustentabilidade
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - Auxílio financeiro.
 
1999 - 2001
Diagnóstico Sócio-Econômico de 36 municípios paraenses
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará - Auxílio financeiro.