Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Usuário
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

PPAD - Unama

Font Size

SCREEN

Cpanel

Projetos de Pesquisa - Prof. Dr. Fernando Antônio Colares Palácios

2013 - Atual
O abandono no ensino superior amazônico na perspectiva de discentes: o caso da UNAMA
 
Descrição: O projeto refere-se a uma proposta de pesquisa interinstitucional sobre a temática do abandono na educação superior. Denominado de Projeto Alfa-GUIA, reúne em uma ação solidária 4 países da Europa e 12 países da América Latina, sendo co-financiado pela União Europeia. Tem como objetivo principal contribuir para a melhora da permanência dos estudantes na educação superior, um dos problemas mais críticos da atual conjuntura do setor. A metodologia investigativa compreenderá, inicialmente, um estudo exploratório/qualitativo visando identificar as variáveis relacionadas aos motivos que levam os alunos a interromper a sua permanência na instituição. A partir disso, elaborar-se-á um questionário com questões fechadas para a efetivação da parte descritiva/quantitativa da pesquisa. Os sujeitos desta etapa serão alunos evadidos, sendo utilizado o Software Qualiries para a coleta de dados. Espera-se a partir desses dados coletados e analisados dar mais subsídios para cada instituição elaborar e executar ações estratégicas de gestão capazes de minimizar o problema. De forma mais específica, na UNAMA, o projeto integrará os campos de pesquisa em administração e em educação, podendo subsidiar subprojetos em áreas como satisfação do aluno e relacionamento do aluno com a IES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernando Antonio Colares Palácios - Coordenador / Emmanuel Ribeiro Cunha - Integrante / Ana Célia Bahia Silva - Integrante / Maria Clarice Leonel - Integrante / Jorge Haber Resque - Integrante / José Stenio Gonzaga de Souza - Integrante / David Antônio Silva Mufarrej - Integrante.