Acesse sua conta de usuário

Usuário
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Name
Usuário
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

PPAD - Unama

Font Size

SCREEN

Cpanel

Projetos de Pesquisa - Prof.ª Dra. Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos

2014 - Atual
Governança Democrática em Cidades Latinoamericanas: Estudo Comparado de Experiências de Accountability Social e sua Incidência em Cidades Argentinas, Brasileiras, Colombianas e Uruguaias
 
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que analisa uma das inovações democráticas mais importantes da última década, impulsionada a partir de diversos territórios (cidades, municípios, regiões) da América Latina, com significativo potencial de incidência em instituições e políticas públicas no âmbito local e na promoção do acesso à informação, da prestação de contas, da accountability social, da ativação da cidadania e formação de opinião pública. A experiência pioneira na capital da Colômbia, Bogotá, impulsionou diversas outras, como Cali, Barranquila e Medellin, entre outras, dando origem a Red de Ciudades Cómo Vamos e, mais tarde, em articulação com experiências em diversos outros países, a Red Latinoamericana por Ciudades Justas, Sustentables y Democráticas, recentemente passou a incorporar o termo territórios em sua denominação, a partir da inclusão de movimentos sediados fora do contexto urbano. A Rede passa a chamar-se, na versão em português, Rede Latinoamericana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis. No Brasil, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, criada em julho de 2008, em Belo Horizonte (MG), definiu como missão em sua carta de princípios comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades . Diversas cidades participaram da criação dessa Rede, entre elas Belo Horizonte e São Paulo, entre muitas outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante / Armindo dos Santos de Sousa Teodósio - Integrante / Daniele Cardoso do Nascimento - Integrante / Paula Chies Schommer - Integrante / Valerio Alecio Turnes - Integrante / Enio Luiz Spaniol - Integrante / Arlindo Carvalho Rocha - Integrante / José Francisco Salm Jr. - Integrante / Jeferson Dahmer - Integrante / Mário Aquino Alves - Integrante / Patrícia Mendonça - Integrante / Pamela Cáceres - Integrante / Mónica Cingolani - Integrante / Virginia Romanutti - Integrante / Corina Echavarría - Integrante / José María Las Heras - Integrante / Ana Carolina Díaz - Integrante / Griselda Ibaña - Integrante / Andrés Hernández Quiñonez - Integrante / Ana María Aristizábal - Integrante / Javier Pereira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 
2012 - Atual
Parceria e Desenvolvimento Municipal na Amazônia Paraense
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar as possibilidades e os limites da parceria para desenvolvimento municipal na Amazônia, em particular em áreas de histórico conflito entre Estado e sociedade civil no estado do Pará. A pesquisa examina quais fatores tem contribuído para aproximação do governo (municipal e estadual) para a formação de parceria com as Organizações Locais (associações, cooperativas, sindicatos) e o setor produtivo. A questão central que norteia a pesquisa é: em que medida a parceria tem se apresentado como estratégia efetiva para o desenvolvimento municipal? O arcabouço teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas da parceria e desenvolvimento local, territorial e municipal. Entretanto, serão considerados também os conceitos de capital social, organizações locais e poder por suas inter-relações com a discussão principal. A pesquisa aplicará o arcabouço teórico para entender as relações entre os agentes do estado , as organizações locais e as empresas locais que tem emergido para o planejamento e implementação dos Programas de Desenvolvimento Municipais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante / Mário Vasconcellos Sobrinho - Coordenador / Sérgio Cardoso de Moraes - Integrante / Gilberto de Miranda Rocha - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
 
2011 - 2013
Redes de Cooperação e Parceria para o Desenvolvimento Local
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar os avanços e os entraves da parceria para o desenvolvimento local em áreas definidas para implantação de programas de desenvolvimento no estado do Pará. A pesquisa examina a construção das redes de cooperação e das parcerias entre o Governo (em nível federal, estadual e municipal), as Organizações Locais (ONGs, associações, cooperativas, sindicatos e outros) e as empresas na consecução dos programas de desenvolvimento. A questão central que norteia a pesquisa é: Como têm sido construídas as redes de cooperação e as parcerias para o desenvolvimento local em áreas de programas de desenvolvimento que visam a inclusão das comunidades locais? O arcabouço teórico da pesquisa será delineado sob as literaturas de redes, redes de cooperação e parceria. Entretanto, serão considerados também os conceitos de capital social, organizações locais, poder e desenvolvimento local por suas inter-relações com a discussão principal. A pesquisa aplicará o arcabouço teórico para entender as relações entre os agentes do estado , as organizações locais e os segmentos privados que tem emergido para o planejamento e implementação de programas de desenvolvimento no estado do Pará. O estudo também se direciona para entender como um arranjo interorganizacional com princípio de parceria responde as demandas das comunidades locais. O desenvolvimento local requer uma ação coordenada entre muitos atores e agentes sob múltiplas fragilidades, tais como alta demanda, limitação de recursos e diferente níveis de capacidade organizacional. Entende-se que a parceria entre o público, a sociedade civil e o setor privado pode ser importante aliado do desenvolvimento local, entretanto parte-se da hipótese que a capacidade de um arranjo interorganizacional e a efetividade de uma rede de cooperação dependem da estabilidade da estrutura social, política e econômica que sustente a tomada de decisão das organizações cooperantes. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Milton Cordeiro Farias Filho - Integrante / Cláudia Magalhães Drouvot - Integrante / Emílio Arruda Filho - Integrante / Hubert Drouvot - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
 
2009 - Atual
PROCAD Ampliando as Fronteiras da Amazônia
 
Descrição: Promover a interação entre pesquisadores, docentes e discentes da UNAMA (Universidade da Amazônia) e FGV-SP (CEAPG), procurando desenvolver e formar uma rede de pesquisa onde futuramente outras Instituições possam se agregar visando o desenvolvimento da Amazônia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Milton Cordeiro Farias Filho - Integrante / Emílio Arruda Filho - Integrante / Mário Miguel Amin Garcia Herreros - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
 
2008 - 2013
Gestão Participativa, Parceria e Desenvolvimento Local
 
Descrição: A pesquisa objetiva examinar as possibilidades e os limites da gestão participativa e da parceria para o desenvolvimento territorial em áreas de histórico conflito por poder político. A pesquisa examina quais fatores contribuem para a gestão participativa e para a formação de parceria entre Governo e Organizações Locais (associações, cooperativas, sindicatos). A questão central é: em que medida a gestão participativa e a parceria são estratégias efetivas para o desenvolvimento territorial em áreas de histórico conflito entre o Governo e as Organizações Locais? O estudo tem como objeto de análise o Conselho Municipal de Desenvolvimento que representa o espaço político onde a participação dos diversos atores sociais é o elemento-chave para a governança local. O estudo também se direciona para entender como um arranjo interorganizacional com princípio de participação social responde as demandas dos diversos segmentos sociais locais. Entende-se que a participação social e parceria entre o público e o privado podem ser importantes aliados do desenvolvimento territorial, entretanto parte-se da hipótese que a capacidade de um arranjo interorganizacional e a efetiva participação social dependem da estabilidade da estrutura social, política e econômica que sustente a tomada de decisão das organizações cooperantes. O desenvolvimento territorial requer uma ação coordenada entre muitos atores e agentes sob múltiplas fragilidades, tais como alta demanda, limitação de recursos e diferente níveis de capacidade organizacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Integrante / Mário Vasconcellos Sobrinho - Coordenador.
Financiador(es): Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia - Bolsa.
 
2008 - 2012
Gestão de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Local: um estudo de caso do programa Proambiente
 
Descrição: A pesquisa objetiva entender como um programa de desenvolvimento implementado pelo Estado (em nível federal) chega até o nível local e age, interage e impacta as comunidades rurais. O estudo analisará o espaço de interação entre as prioridades locais estabelecidas pelos atores sociais locais e os objetivos de um programa implementado pelo Estado (Ministério do Meio Ambiente). A pesquisa será desenvolvida através do método de estudo de caso e o programa Proambiente foi escolhido para exame. O Proambiente objetiva implementar uma nova lógica de produção na Amazônia, definida como conservação produtiva . Trata-se de uma lógica que estabelece um link entre crescimento da produção rural e a conservação do meio ambiente. Através de uma metodologia que envolverá análise documental, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, focus group e exercícios de diagnósticos participativos, a pesquisa será desenvolvida nos níveis federal, estadual e comunitário. Em nível local a pesquisa será realizada em oito comunidades distribuídas entre os municípios de Concórdia do Pará, Irituia, Mãe do Rio e São Domingos do Capim e Soure.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Rose Martins Tavares - Integrante.
Financiador(es): Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia - Bolsa.
 
2001 - 2001
Instrumentos indicativos para gestão do território:zoneamento ecológico econômico de 5 municípios paraenses, em convênio SUDAM/UNAMA/FIDESA
 
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar os instrumentos indicativos para gestão dos municípios de Santa Isabel do Pará, Castanhal, Inhangapi, Irituia e Tomé Açu, no Estado do Pará. A referida pesquisa faz parte de um convênio realizado entre a Universidada da Amazônia, Superintência do desenvolvimento da Amazônia e Fundação Intituto para o Desenvolvimento da Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Eugenia Rosa Cabral - Integrante / Maria Amélia Rodrigues da Silva - Integrante / Rosália Correa - Integrante / Rose Martins Tavares - Integrante / Helder Boska Sarmento - Integrante / David Ferreira Carvalho - Integrante.
 
2000 - 2002
Alternativas de Desenvolvimento e o Modelo de Sustentabilidade
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia - Bolsa.
 
1999 - 2000
Subsídios ao Programa de Emprego e Renda do SEBRAE:diagnósticos Sócio-Econômicos em 36 municípios paraenses
 
Descrição: A pesquisa tem como objetivo realizar diagnósticos sócio-Econômicos de 36 municípios paraenses, visando a geração de subsídios ao Programa de Emprego e Renda do SEBRAE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos - Coordenador / Mário Vasconcellos Sobrinho - Integrante / Eugenia Rosa Cabral - Integrante / Maria Amélia Rodrigues da Silva - Integrante / Sérgio Castro Gomes - Integrante / Rosália Correa - Integrante / Rose Martins Tavares - Integrante / Helder Boska Sarmento - Integrante / David Carvalho - Integrante.
 
1997 - 1999
Espaço Social e Populações Tradicionais na Amazônia: conflito e resistência
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
 
1994 - 1996
Transformações Sociais e Lutas Cotidianas no Laranjal em Barcarena/PA
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
 
1991 - 1992
Pequena Produção e o Aproveitamento de Resíduos para Produção de Adubos Orgânicos
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .