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Apresentação do Programa

 O Programa de Iniciação Científica (PIC), instituído por meio da Resolução CONSEPE nº 001/99, com seu aprimoramento através da Resolução CONSEPE nº 047/2005, tem caráter institucional e interdisciplinar, como parte essencial do processo educativo de formação profissional, visando promover a iniciação à formação de cientistas e pesquisadores, capazes de absorver e participar dos avanços nas fronteiras mundiais do conhecimento e responder ao desafio de contribuir para a ciência, para a tecnologia e para a inovação tecnológica na Amazônia e no País.

O PIBIC tem como objetivo geral contribuir para o estabelecimento de ambiência institucional propícia ao acesso e integração de graduandos às atividades de pesquisas científicas em prioritárias áreas prioritárias, levando à formação de recursos humanos com cultura científica e potencializando as atividades de pós-graduação.

O PIBIC tem os seguintes objetivos específicos:

I - em relação à Instituição:

a) possibilitar a integração entre o ensino de formação específica e de graduação e os programas de pesquisa e de pós-graduação;

b) propiciar condições para a consolidação das áreas e linhas de pesquisas institucionais prioritárias;

c) induzir e aumentar a produção intelectual e científica da universidade;

d) identificar e apoiar potenciais talentos para desenvolvimento de pesquisas;

II - em relação aos bolsistas:

a) despertar vocação científica pela integração em programas e projetos de pesquisa;

b) proporcionar o domínio da metodologia científica para estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;

c) preparar o aluno participante do programa para o acesso à pós-graduação;

d) induzir a produção científica e intelectual dos bolsistas.

III - em relação aos orientadores:

a) induzir a constituição grupos de pesquisadores integrados aos programas de pesquisa e de pós-graduação;

b) atender as demandas de pesquisas qualificadas institucionais e não institucionais;

c) estimular o engajamento em atividades de pesquisa;

d) induzir e aumentar a produção científica e intelectual do orientadores;

e) melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

 

 

 

 

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