Histórico

VIII CODS – COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local.

Belém, 22 a 24 de agosto de 2017.



 

7ª Edição do Colóquio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Edição do Colóquio


5ª edição do Colóquio

 

4ª edição do Colóquio

 

3ª edição do Colóquio

 

2ª edição do Colóquio

 

1ª edição do colóquio - 2010


HISTÓRICO

Como uma forma de construir um debate apropriado para a área da administração no âmbito da realidade regional amazônica, em 2010 a coordenação do PPAD (Programa de Pós-graduação em Administração) da UNAMA realizou I Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade.Esta primeira edição foi realizada em 25 e 26 de maio de 2010, e teve como tema central as “Organizações Inovadoras Sustentáveis”. O objetivo do evento era articular a discussão sobre o papel das organizações no contexto do desenvolvimento sustentável na região amazônica e, em especial, no estado do Pará.


O primeiro evento trouxe professores do IAE da Universidade de Grenoble e do CNAM, ambos da França, e da Fundação Educacional Inaciana (FEI) de São Paulo que debateram, com os professores do PPAD da UNAMA, as possibilidades e limites do conceito de organizações inovadoras sustentáveis e as contribuições efetivas que este conceito traz para desencadear perspectivas de desenvolvimento local. O evento contou com a participação de mais de 300 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. O sucesso do primeiro evento conferiu as bases para que o debate continuasse uma vez que no Pará a UNAMA é única instituição que possui um programa de Pós-graduação stricto sensu na área de administração. Assim, em 2011 foi realizado em 26 e 27 de maio o II Colóquio, que foi denominado unicamente com o título “Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade”. No segundo evento, a palestra magna foi dada pela renomada Profª. Martine Droulers do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) de Paris – França. Foram mais de 400 inscritos no II colóquio.


O terceiro Colóquio foi realizado no período de 17 a 19 de setembro de 2012, também denominado unicamente com o título “Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, já em parceria com a UFPA, Instituição que se tornou parceira até hoje na realização do Evento. O IV colóquio ocorreu em 2013, em conjunto com o VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (VII ENAPEGS) da ANPAD, tendo como o tema central “Novos Caminhos para a Gestão Organizacional”.


O V CODS teve como tema central a “Inovação em Debate”, foi realizado de 28 a 30 de outubro de 2014, e teve por finalidade ampliar a discussão sobre a Inovação na relação entre Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, recebendo pela primeira vez trabalhos acadêmicos para discussão e publicação dos Anais do Evento. O VI CODS, teve como tema central “Desafios e Perspectivas no Campo da Gestão”, realizado 25 e 26 de novembro de 2015, por sua vez, teve por finalidade ampliar a discussão acerca dos desafios e perspectivas das organizações, dos governos e dos cidadãos, em geral, para conciliar Desenvolvimento e Sustentabilidade da nossa região. O VII CODS, teve como tema central “A Gestão em Tempos de Transição”, foi realizado em 19 e 20 de outubro de 2016, por sua vez, teve por finalidade ampliar a discussão acerca da gestão nesses novos tempos de quebra de paradigmas e novos movimentos socioeconômicos que afetam a Amazônia e sua sustentabilidade.


Entre os anos de 2010 a 2016 foram sete eventos ininterruptos e regulares, tendo sido três edições com apoio da CAPES, que envolveram a presença de mais de duas mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da sociedade civil, tendo oportunidade de fortalecer a comunidade científica local no debate de assuntos nacionais e mundiais que afetam a regionalidade amazônica.