Eixos temáticos

VIII CODS – COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local.

Belém, 22 a 24 de agosto de 2017.

 


 

Tema Central: Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local
 

Eixo Temático 1: Gestão de Empreendimentos Solidários, Cooperativos e de Desenvolvimento Alternativo
Escopo: Este eixo preocupa-se em debater trabalhos que focam na gestão de organizações e negócios baseados no cooperativismo, solidariedade, criatividade e busca de desenvolvimento alternativo baseado no local. Parte-se do pressuposto que a organização social e socioprodutiva para geração de trabalho, renda e inclusão social é fundamental para o desenvolvimento local e comunitário. Neste caso, a gestão dessas organizações é fundamental.

Eixo Temático 2: Práticas de Gestão Organizacional na Amazônia: Oportunidades e Desafios
Escopo: Discutir as práticas de gestão desenvolvidas nos vários segmentos econômicos que movimentam a economia da Amazônia, incluindo modelos de gestão, o ambiente institucional local, nacional e internacional, o desempenho e a competitividade. Sem excluir as demais áreas da economia, nesse ano será dada ênfase na indústria da hospitalidade, contemplando a hotelaria, gastronomia, eventos e lazer, em que a indústria da hospitalidade desenvolve suas atividades. O eixo ainda pretende discutir a importância da formação de graduação em Administração, Contabilidade e Turismo para o bom desenvolvimento da indústria da hospitalidade na Amazônia.

Eixo Temático 3: Mercado Global, Cadeias de Suprimento e Certificações
Escopo: Abordar as questões ligadas à dinâmica que o mercado assumiu enquanto driver da economia global. A discussão do eixo busca compreender como a interface entre o global e o local se processam nessa nova dinâmica e como novos modelos de regulação surgem do mercado redefinindo os papéis dos stakeholders nas cadeias de suprimentos. São bem vindos trabalhos que discutem as cadeias de suprimentos, regulação, gestão de stakeholders e a gestão socioambiental de modo geral.

Eixo Temático 4: Eixo: Relações Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento
Escopo: Este eixo discutirá trabalhos que abordam as diversas formas de relações entre Sociedade, Estado e Mercado para o Desenvolvimento. Neste caso, construção, gestão, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, programas, projetos e ações públicas com vistas ao desenvolvimento e que envolvam relações entre atores de dois ou mais setores. São bem vindos trabalhos que discutem participação, parceria, coprodução, cogestão, coplanejamento, coavaliação, cooperação, conflito, concertação, cooptação, gestão social e governança nos diversos tipos de recortes territoriais, tais como: região, município, cidade, urbano, rural, bacias hidrográficas e áreas protegidas, dentre outros.

Eixo Temático 5: Trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.